Lista de Dúvidas
Clicando no programa você será redirecionado
automaticamente para assisti-lo no YouTube, em uma nova janela.
Se ainda não se inscreveu, aproveite e INSCREVA-SE no nosso canal.
 

Tira Dúvidas nº 56

1. Como funciona o desenvolvimento mediúnico por parte das entidades? É possível começar o desenvolvimento com uma entidade e depois de um tempo se apresentar outra? Por exemplo: quando comecei minha caminhada na Umbanda quem se apresentou foi um caboclo (que não sei o nome), e hoje trabalho com outro, o Caboclo 7 Pedras. Assim como na esquerda quem se apresentou foi o Exu Capa Preta das Almas, mas na última gira do ano passado quem se apresentou foi o Exu 7 Encruzilhadas. Isso é possível, e como ocorre?

2. No centro que frequento meu Pai de Santo as vezes recebe um Caboclo Aruanda que castiga os filhos dando um safanão na orelhas. Pode isso Márcio?

3. Minha filha ganhou uma guia de metal das 7 linhas. A pessoa que a deu disse que essa guia é usada na linha da esquerda, e é para protege-la. Existe isso realmente, uma guia das 7 linhas para se usar na linha da esquerda, porque nunca ouvi falar?

4. Eu iniciei faz uma semana no terreiro, mas meu sonho desde pequeno é ter meu próprio cantinho para atender pessoas que precisam. Gostaria de saber o que devo fazer pra realizar esse sonho? Ou será que somente se for minha missão? Minha intenção não é ter filhos de corrente, somente eu e minha futura esposa no nosso cantinho para atender as pessoas na caridade.

5. Pratico a Umbanda há 38 anos e gosto muito. Na última gira meu zelador, que tem quase 90 anos, agradeceu a todos que estavam presentes, chamou-me ao centro do terreiro e anunciou que eu irei assumir a casa na sua ausência, pois sou a médium mais antiga da casa e ele não preparou ninguém. Foi um momento de comoção geral, todos choramos juntos. Fiquei triste e não respondi. Eu já havia aberto algumas giras, quando ele saia de viagem, mas sabia que ele sempre iria voltar. Mas agora não, vai ficar saudades...

6. Márcio, me ensina, por favor, a firmar Anjo da Guarda? E aproveitando a pergunta, é possível saber quem é ele? É um espírito incorporável?


Tira Dúvidas nº 55

1. Após trabalhar no Kardecismo por 17 anos como médium psicofônico, migrei para Umbanda há 6 meses. Gostaria de saber se interfere nas energias recebidas trabalhar com tênis? Pois no terreiro em que trabalho alguns médiuns trabalham descalços e outros calçados?

2. Sou nova na Umbanda; frequentava minha casa inicialmente na assistência, depois de um tempo fui aceita como filha desta casa. A partir daí, entrei para a corrente da casa, atualmente estou cambonando...porém, desde quando entrei, quando ocorre gira de guardião e nesta gira tem algum trabalho de desobsessão, sempre passo muito mal durante o trabalho (ânsia, dor de estômago, tontura).. Me falaram que é porque eu cedo muita energia... Que com o tempo vou aprender a controlar... É assim mesmo Márcio?

3. Eu moro em uma casa que não tem quintal e a porta da direto para rua! Então minha pergunta é, onde posso acender velas para exu e pombo giras? Eu tenho ido ao cemitério porem acaba ficando exaustivo eu ir toda segunda feira no cemitério, sem contar que é uma luta para acender lá porque o vento não deixa! A minha mãe estende a roupa do lado de fora de casa então, não temos uma área de serviço! Eu vi em um vídeo seu em que vc disse que acendemos velas para exu do lado de fora pq ele é o guardião! No meu caso eu posso acender na minha porta só que do lado de dentro? Que mal eu poderia ter em minha vida por querer me conectar com meu guardião e guardiã acendendo uma vela para eles dentro de casa! Peço a sua orientação sua pois acredito no seu axé e conhecimento e sei que me dará o melhor direcionamento!

4. Minha mãe de Santo diz que não podemos comer a comida dos nossos Orixás. Por exemplo, sou filho de Oxalá e, segundo ela, não posso comer canjica. E aquela farofa de Exú que servem aos compadres no terreiro, que no final todo mundo acaba comendo. O que você me diz Márcio?

5. Recentemente um boiadeiro me disse que eu tinha Oxum muito presente em minha vida, dias depois um cigano disse que eu sou filha dos ventos, que eu sou filha una de Iansã... não entendi direito o que ele quis dizer com isso... médiuns experientes já me disseram que sou filha de Oxum... outros me dizem que sou de Iansã... imagino que eu seja filha de ambas... mas o que me deixou pensativa é o que ela quis dizer com "filha una"... Vocês poderiam me esclarecer? Acho que se essas coisas estão sendo reveladas a mim sem que eu pergunte nada porque é importante que eu saiba...


Tira Dúvidas nº 54

1. No centro em que eu trabalho uma médium que está começando o desenvolvimento mediúnico veio a incorporar um espirito de um "preto velho" que se identificou como preto velho Zé da Enxada. Esse nome existe? Falei com um outro amigo que está na umbanda há 35 anos e ele disse que nunca viu, e que ela estava blefando...

2. Qual a situação de um terreiro cujo dirigente não admite tronqueira e acha que Exu e Pombagira são espíritos do mal, ou seja, demônios mesmo? A casa também não tem giras de desenvolvimento mediúnico, isso pode prejudicar os médiuns ? Carrego em meu enredo boiadeiro, marinheiro, criança e baiano, mas o dirigente do terreiro não admite a incorporação, pois entende que na umbanda só podem se manifestar caboclo e preto-velho. As demais linhas são "de pouca luz". Sinto a presença deles mas não posso dar passagem. Isso pode ser prejudicial a mim?

3. Há uns 8 meses eu entrei na Umbanda com um cara que pratica essa religião, mas comecei a perceber que ele não pratica verdadeiramente os princípios da Umbanda e a utiliza como forma de ganhar dinheiro. Para tudo o que eu queria conseguir ele dizia que eu tinha que pagar oferenda e com isso já tirou um bom dinheiro meu. Daí conversei com uma tia minha, que é mãe de santo, e ela disse que não devo pagar mais nada, que esse cara não é pai de santo, mas sim um mentiroso e manipulador, um charlatão. Só que para eu sair, ele disse que tenho que pagar uma oferenda, senão vai dar tudo errado na minha vida. E agora, devo pagar essa oferenda para me ver livre disso?

4. Me chamo Amilton e moro próximo a um cemitério na cidade de São Caetano do Sul. Frequentemente encontro oferendas nos muros e portões do cemitério. Para que elas servem? Somente para fazer o mal?

5. Qual a linha certa de trabalhos em que os boiadeiros vem? É na linha de caboclo ou na linha de baiano? Ou não tem uma linha certa? Pois foi feita essa pergunta pro caboclo que trabalha comigo e ele disse que seria na linha de caboclo, só que depois que acabou o trabalhos ficou uma dúvida no ar, e eu fiquei sem resposta, pois também aprendi que boiadeiros vem na linha de baianos.


Tira Dúvidas nº 53

1. Sou médium em desenvolvimento e no jogo saiu que sou orí mèjí. Ou seja, sou de Oyá e Iemanjá e tenho como pai Xangô e Ogum. Isso pode acontecer? Achei estranho. A mãe disse que meu caso é raro porque tem 4 orixás partilhando meu orí. Nunca li ou tomei conhecimento de algo similar.

2. Eu gostaria de saber quando um médium finge que está incorporado e atende dando conselhos, o que pode acontecer com essa pessoa?

3. Sou umbandista e assisto todos os vídeos do UMBAND' Boa desde o vídeo "velas". E até hoje me pergunto qual a diferença ritualística neopentecostal e a ritualística das oferendas das religiões de descendência afro. A barganha está presente em ambos, dou o dízimo para receber a bênção que o pastor proclama, faço a oferenda para receber a ajuda que preciso. Há de chegar o dia que será só nós e Deus, sem barganha ou intermediador? Eu, Jesus e Deus? Lembrando que fiz minhas obrigações e acredito na fé que é depositada nesses atos.

4. Eu queria fazer uma oferenda para iemanjá só que o domínio desse Orixá é o mar e eu moro a 215km da praia. Eu teria outro lugar para arriar essa oferenda?

5. Estou Umbanda já há 27 anos, mas agora, em outubro de 2015, minha Mãe de Santo veio a falecer e como eu já tinha sido coroado Pai Pequeno da Casa, e pelo fato de não haver filhos naturais que pudessem assumir o lugar de dirigente, eu fui designado ao cargo! Foi com grande alegria que recebi os então meus irmãos de Santo, como "filhos" e os trato com o mesmo carinho com que Nossa Mãe nos tratava, é claro que as vezes me esbarro em alguns problemas, mas vou levando tudo de vagar, com muita calma e paciência! Más venho sentindo que preciso me reavaliar, tem algumas horas que me sinto fraco, sem energia e com uma certa angústia! Isso as vezes me deixa preocupado, pois fico com muito medo de estar fazendo errado, devido a não ter tido um bom preparo para estar ali assumindo o lugar de dirigente! Então te pergunto: Será que devo renunciar e passar para um outro filho da Casa? Ou eu devo deixar as coisas fluírem normalmente?


Tira Dúvidas nº 52

1. Minha madrasta cuida de um criança que está doente e não come direito, tá enjoadinho, minha madrasta tem a mediunidade aflorada só que ela não aceita. E e ela sonhou que essa criança estava com as pernas cheias de sangue suga, o que significa? Ela fico muito preocupada porque ela sabe que coisa boa não é! E essa criança já foi ao médico e ele falou que ela está bem.

2. É possível um médium ter apenas uma entidade trabalhando com ele nas 7 linhas da umbanda?

3. Fiquei com uma duvida, sou filha de Oxalá com Iemanjá, vai ser um ano diferente, especial pra nós?!

4. No programa 29, Exu 2ª parte, você salientou que nunca se deve usar sal no preparo da farofa de EXU, mas eu aprendi diferente, e gostaria de saber em detalhes o porque? Peço desculpas pelo nível da minha ignorância, mas sou médium iniciante, gosto de estudo, e das explicações completas dos “não pode” da Umbanda.

5. Durante alguns estudos surgiu uma nova dúvida, quando a entidade se manifesta em uma gira, ela vem sozinha? Ou traz algum companheiro junto?

6. Como usar uma imagem de Exu dentro do terreiro, sendo que só vejo aquelas do "capeta" nas lojas de artigos religiosos.


Tira Dúvidas nº 51

1 - Gostaria que fizessem um programa falando de João de Camargo, personagem tão importante nessa nossa Umbanda, sei que vocês são de Sorocaba, a terra dele. Aqui em Campinas temos o Escravo Toninho.

2 - Eu tenho uma dúvida que creio que seja até comum, mas não achei nenhuma explicação que eu pudesse entender por completo. Por que Exus pedem, por exemplo, bebida? Ou então um Erê pede bala ou refrigerante? Por que as entidades pedem coisas materiais? Se são espíritos evoluídos, por que precisam da matéria?

3 - Com a chegada do final do ano muitas pessoas como eu vão às praias. Como eu sou médium há pouco tempo, gostaria de saber o que fazer ao chegar na praia e o que não devemos fazer para não desrespeitar nossa linda mãe Iemanjá?

4 - Sou médium, carrego Exu Tranca Rua das Almas, Exu Calunga do Cemitério, um Exu Mirin, Exu Meia Noite e seu Ze Pilintra. Mais recente apareceu um bruxo que se identifica como um Mago Negro. Isso pode prejudicar as minhas entidades?

5 - É possível eu ser filho de Xangô e trabalhar no terreiro atendendo aos consulentes com um caboclo de Oxóssi?

6 - Trabalho em uma seara espiritual umbandista onde não se incorporam Exus, Ciganos e Baianos, apesar de existir a tronqueira lá dentro do espaço. Venho desenvolvendo e me parece estar vindo uma vibração do povo cigano. Como faço para lidar com isso, já que no centro eles não podem "baixar".


Tira Dúvidas nº 50

- Sou iniciante, uma filha de fé e gostaria de saber se a obrigação anual deve ser feita na data do dia do orixá ou posso distribuir ao longo do ano.

- Me disseram quem tem certas pomba giras que não se gostam e quando o médium tem as duas, causam confusão, pois ela brigam, a mais forte toma conta e não deixa a outra incorporar para trabalhar, isso é verdade?

- No dia 5 de dezembro estive na festa de Iemanja na praia e lá fui batizada. Mas antes teve a gira dos ciganos e um deles me chamou e disse: vem cigana e roda a sua saia. Neste mesmo momento minhas vistas escureceram e eu só via uma luz azul com dourada e só ouvia a voz dessa entidade mais nada. Gostaria de saber se eu realmente recebi uma entidade e como isso é possível, estou na umbanda há 4 meses, procurei o terreiro devido a muitas dores de cabeça e indisposição que sinto, eles me disseram que minha mediunidade é muito forte e que é preciso trabalhar ela para que eu sofra menos. Venho lendo e conhecendo sobre tudo com os vídeos de vocês. Acho que falta um pouco de esclarecimentos no terreiro onde vou, mas uma entidade já me falou que eu estou em atraso com meus trabalhos e que preciso procurar meus dirigentes para que eles me preparem. Batizei-me e em janeiro começo a participar das giras de desenvolvimento, mas gostaria de saber, receber as entidades sem entender nada sobre o assunto não é uma forma de confundir o médium?

- Desde meus 7 anos de idade escuto uma voz de uma mulher chamando meu nome eu sempre achava que era minha mãe. Ano passado escutei a voz de um homem me chamando pela primeira vez e sempre quando eles me chamam estou sozinho, e quando eu os chamo eles não respondem. Normalmente depois que eles me chamam sempre acontece alguma coisa ruim com risco de morte!!

- Márcio, o que pensar de uma entidade que se apresenta como "Exu Veludo Negro" e diz que as pessoas não têm permissão de mencionar o nome "Deus" na presença dele?!

- O que acontece com o espirito quando o corpo passa por algum acidente ou fica em estado vegetativo? O espirito sofre naquele momento?


Tira Dúvidas nº 49

1 - Um parente meu foi a um terreiro de Umbanda onde disseram a ele que não era para acender velas dentro de casa, pois espíritos sem luz poderiam se aproximar daquela vela e utilizar da sua energia de forma negativa. É realmente possível que uma entidade negativa se aproxime e utilize da energia de uma vela firmada com todo amor e carinho para uma entidade ou Orixá?

2 - Há uns 3 anos que tenho estudado terapias holísticas, treinando as técnicas de aplicação nos meus parentes e amigos mais próximos. Tem mais ou menos 2 meses que me formei especificamente nesse curso. Mas já havia feito outros cursos como tarô, numerologia básica, reiki, cristaloterapia, cromoterapia, aromaterapia e outros. Tenho uma edícula em minha casa e resolvi montar ali o meu consultório holístico. Imprimi alguns cartões para distribuir. Na última gira na casa que eu frequento, minha mãe de santo me chamou para conversar e me mostrou o cartão que eu fiz para divulgar meu trabalho. Perguntou de forma grosseira e eu respondi que eu estava trabalhando com terapia holística, que havia me formado a 2 meses... Ela começou a dizer que eu estou cobrando pela minha mediunidade e que eu ia me afundar em um mar de lama.

3 – Consultando-me com um Exu no meu terreiro, ele perguntou no que ele podia ajudar. Eu disse que estava buscando conhecimento, querendo aprender mais e não queria alguma cura ou algo financeiro! Ele me disse que eu não devo ler e nem estudar, porque tudo que eu preciso aprendo no terreiro, na prática, e que livros não vão me ajudar!

4 – Estou querendo fazer uma tatuagem de um ponto riscado que estou ainda decidindo, e queria saber se há algum problema em fazer, se há alguma restrição a se fazer, teria que consultar o guia para ver se ele autoriza a utilizar? Faço parte de um terreiro há pouco tempo e achei de não perguntar a minha mãe de santo o que ela acha, o que vocês me orientam?

5 - Minha esposa está grávida e usava uma guia branca de pérolas. Nesse fim de semana eu fiz uma guia pra ela, transparente e rosa. Chegando no centro pedi para colocar no altar para ser abençoada e cruzada pela entidade da mãe da casa, uma pomba-gira. Daí ela falou que minha esposa só poderá usá-la depois que ganhar o neném, porque não tem permissão de usar agora.


Tira Dúvidas nº 48

- Trabalho há 10 anos no mesmo centro e já faz algum tempo que o pai de santo vem falando que vai fazer um axexé para algum dos filhos da casa, por causa da conduta deles não estar de acordo com as regras do centro. Mas ai eu pergunto, o axexé pode ser feito, ou afundar a coroa de um médium com essa cerimonia para punir o médium com a regressão da sua evolução espiritual?

- Sou nova na Umbanda e tenho uma dúvida. Quando eu era criança sempre cantava pontos, não tenho ciência de onde tenha aprendido. Tem alguma explicação para isso ?

- Uma dúvida que possuo, seria possível uma entidade se afastar (de forma temporária) e ser substituída por outra?

- Estou com uma dúvida, existe o orixá omulu e o exú omulu.

- No meu primeiro jogo saiu Oxalá, depois Oxossi, e uma disputa de Iansã e Yemanjá. Com o tempo Oxossi e Iansã tomaram a frente. Porém, não tenho as características de nenhum dos dois. Muitos pais de santo que me veem dizem que pareço ser de Oxalá, já disseram Omulu, Yemanjá... Um Pai de santo amigo meu disse que no jogo dele todos os orixás estavam respondendo. Gostaria de saber como funciona essa questão. Estou na umbanda a cerca de um ano e meio. Será que os Orixás podem mudar ou se acertar com o tempo?


Tira Dúvidas nº 47

- Estava firmando uma vela para Erê essa semana e ela estava com a chama muito alta, mas com muita fumaça e trêmula! Não estava batendo vento! Isso tem algum significado?

- Meu Exu veio pela primeira vez e já deu nome, saudou, riscou seu ponto e foi confirmado. Como funciona tudo isso, fiquei surpresa pois eu nunca imaginaria carregar um Exú dessa linhagem, que é o senhor "João Caveira".

- Na gira de esquerda do meu terreiro o pai de santo diz que não podemos cantar pra Maria Mulambo senão todas as médiuns da casa viram pra Mulambo, e o problema é que eu trabalho com ela, é minha pombogira Mulambo do Cruzeiro das Almas. Como isso pode acontecer, todas virarem pra Mulambo? Ele diz que só canta pra Mulambo quando vai descarregar a corrente.

- Poderia explicar melhor a questão de que todos temos entidades? Faz sentido uma pessoa que não tem dons de incorporação (como é o meu caso), que não irá exercer uma função desse tipo no terreiro, ter essas entidades? Não seria como dizer que essas entidades estariam sendo "mal aproveitadas", quando poderiam estar com alguém que de fato incorpora?

- No Plantão Tira Duvidas 45 você mencionou que os espíritos zombeteiros têm mais dificuldade para entrar nas igrejas, no entanto a Igreja Universal sempre "invoca" espíritos que dizem ser Exus e Pombagiras para "expulsá-los", o que você me diz dessa situação?

- Para desenvolver a mediunidade na Umbanda tem que ser batizado?


Tira Dúvidas nº 46

- Márcio, porque você não falou da linha dos encantados no programa passado?

- Existe a possibilidade de os nossos guias serem de raiz de candomblé ou de umbanda? Por exemplo, pode acontecer de meus guias serem de raiz afro (candomblé) e ter mais força ou querer trabalhar somente no candomblé e não aceitar trabalhar na umbanda?

- Estou precisando reformar minhas guias já consagradas. Como posso fazer isso sem desrespeitar o Orixá ou Entidade? Pois as guias estão fechadas.

- Márcio moro ao lado de um cemitério e todo dia a meia noite ouço vozes e vejo um homem em baixo de uma árvore. O que isso que dizer?

- Para que servem as velas pretas que tem pólvora dentro, chamadas de vela sete mechas. Uma vez usei e depois me senti muito mal. Aqui em Portugal ela é muito usada pelas videntes, elas dizem que tira todo mal, é verdade?

- Márcio, eu posso manter uma vela elétrica acesa para o meu Anjo da Guarda ao invés da tradicional? (Digo isso, em relação ao espaço físico). Toda segunda eu costumo acender uma vela tradicional pro meu Anjo da Guarda, mas sempre deixo uma artificial elétrica ligada 24 hrs. Qual o conselho que você me dá?


Tira Dúvidas nº 45

- Gostaria de saber qual a sua opinião sobre Pais de Santo que ensinam simpatias (amarração e coisas do tipo) pelo Youtube?

- Como surgiram os primeiros pontos cantados na Umbanda? Foram com as entidades que gostavam de cantar? Foram com os trabalhadores que tinham o dom para compor?

- Estou me desenvolvendo em uma casa e sempre quando é gira de esquerda, minha mãe de santo pede para que os médiuns comam um pedaço de carne crua ou mal passada. Ela sempre diz que quando os Exus incorporam, sempre levam embora consigo um pouco do sangue do médium e por isto pode provocar anemias.

- Sou médium e sempre gostei muito de filmes de terror, mesmo antes de entrar para a Umbanda. Mas como nesses filmes sempre falam de espíritos, assombrações, ou tem muito sangue, muita matança, não sei se isso pode influenciar inconscientemente minha mediunidade. Há alguma relação entre a espiritualidade e esses tipos de filmes?

- Gostaria de saber se os guias/entidades que me acompanham sofrem alguma influência de certos locais onde vou. Por exemplo, eu sinto um mal estar muito grande só de me aproximar de Hospitais, logo na entrada me dá fortes dores de cabeça, se eu for para o setor dos leitos compartilhados, então, é multiplicado por 100. Nunca fui para um enterro, mas sinto que terá o mesmo efeito. Vale lembrar que nunca passei por nada traumático nesses ambientes. Já presenciei acidentes e vi algumas pessoas que faleceram e não senti nada disso. O que posso fazer para me fortalecer em relação a isso?


Tira Dúvidas nº 44

- Chegou Novembro e aqui na Bahia muito se fala, que é um mês que não se trabalha pro bem. Que no mês de novembro só trabalha para o mal... Gostaria de entender como que realmente é essa coisa é mito ou verdade? O que realmente acontece e como podemos nos proteger?

- Meu orixá de cabeça é Oxalá e meu juntó é Oxum. Mas tenho também Odé e Iemanjá. Minha mãe de santo disse que eles são orixás de "passagem". O que isso quer dizer?

- Cigana é um tipo de pomba gira? Senão porque essa entidade linda faz parte da gira da esquerda? Faço aniversário em 24 de maio, dia de Santa Sara, a padroeira dos ciganos, vou comprar pra mim essa linda imagem, mas onde colocá-la? Junto do altar dos Orixás ou no quartinho dos companheiros de rua, que fica na porteira da minha casa?

- Sou formada em Direito e pensava em fazer concurso para Juíza ou Promotora. Tenho muito medo, porém, de cometer injustiças, uma vez que é impossível você ter certeza do que se passa numa situação, sem ter participado dela. Posso mandar pessoas inocentes presas e deixar soltas pessoas que vão cometer assassinatos por conta de minha decisão. O que isso faria para o meu karma??? Como posso fazer para sempre manter um bom direcionamento e evitar esse tipo de coisa?

- Sou casada com um astrólogo e tenho uma filha astróloga também, porém eu entendo muito pouco da ciência. Existe algum sincronismo entre a Umbanda e a Astrologia? No vídeo Pai e Mãe de Cabeça você cita os planetas referentes aos Orixás e fala que recebemos influências de todos os orixás. Daí associei a posição planetária do momento, é certo isso?


Tira Dúvidas nº 43

- O terreiro que eu frequento não tem Pai de Santo, apenas pais pequenos. Isso é normal? É um terreiro antigo e ao que parece o Pai de Santo faleceu e a casa foi assumida pela família, mas ninguém assumiu essa função até agora.

- Olhando meu Facebook, colegas postaram que em alguns terreiros estão trabalhando com linhas novas na umbanda: seriam linha do circo onde se incorporam palhaços, mágicos, malabares e etc, e uma outra linha que seria a linha dos nazistas, onde se incorporam soldados nazistas, fiquei muito surpreso quando vi essas postagens, pois eu nunca ouvi falar dessas linhas em nenhum lugar!

- Comprei um imóvel na planta e esse imóvel está sendo construído num terreno que fica numa encruzilhada, bem de esquina! Pergunto: espiritualmente falando isso é bom, ruim ou indiferente? Isso pode me prejudicar de alguma forma, energicamente falando? Se sim, o que fazer para amenizar um pouco isso?

- Antes de conhecer a umbanda e entender que trabalham para a caridade, eu acabei cometendo alguns erros, acabei fazendo uma amarração para uma pessoa, após conhecer a umbanda tomei conhecimento da gravidade do que eu fiz, me arrependi e pedi auxílio de uma entidade para desfazer essa amarração. Pois bem, a pombogira Maria Mulambo da Encruzilhada, pediu pra que eu comprasse uns materiais e voltasse com eles na próxima gira de Exu. No dia da gira ela me deu vários "puxões de orelha", me explicou que na amarração que eu fiz eu tinha mexido com espírito dos 7 reinos, então ela pediu para a cambone chamar outras 6 pombogiras. O "ritual" durou boa parte da gira e durante ele uma das médiuns começou a sangrar. Gostaria que me explicasse exatamente o que houve.

- Aos 5 anos de idade comecei a ver insetos em cima de mim e animais como cobras e aranhas. Isso durou até os 8 anos, quando fui levada para ser batizada na Igreja Católica na Bahia. Nesse tempo eu precisei cortar todo meu cabelo pois nasceram feridas na minha cabeça, uma delas bem grande, tenho a deformação por conta disso no crânio. Estou começando a ir em templo de umbanda gostaria de saber sobre uma pessoa que “nasce feita”.


Tira Dúvidas nº 42

- Meu filho é criança, tem apenas 15 anos, e já dá consulta, é batizado e seu Exu mata animais. O Pai de Santo diz que o nome do Exu é Belzebu. O que eu faço Márcio?

- Quando uma mulher grávida resolve abortar a criança conscientemente, o que acontece com o espírito, a alma, deste ser que viria ao mundo para cumprir sua missão na Terra? Como seria a reencarnação dele, já que a esta vida dele foi tirada por outra pessoa?

- Na casa que eu e meu namorado frequentamos, as giras de esquerda são reservadas para transportes e limpezas mais pesadas. Como sou eu quem dialoga com os obsessores e outros que são retirados via transporte, gostaria de ter uma ajuda em como proceder na doutrinação. Na Umbanda não temos muito tempo para conversas e quase nunca os "irmãozinhos" querem conversar também. Mas às vezes me sinto incomodada com a situação. Sei que devo ter uma postura firme e proferir poucas palavras, mas temos frases feitas para este momento?

- Uma entidade me falou que eu vou trabalhar com o resgate das trevas. Vim com essa missão. Me explica melhor que é isso?

- Sou médium iniciante de umbanda, mas um assunto que vejo muito, mesmo tendo pouco tempo na religião é: "fizeram algo ruim pra mim e onde meus guias estavam que não me protegeram”?Sempre escuto isso: você não tem Exu, por que ele não te protegeu?


Tira Dúvidas nº 41

- Sou umbandista desde que nasci, sempre fui da assistência e sinto sinceramente que minha missão não é ser médium de incorporação. Então gostaria de saber se é possível ficar na consulência por um longo período de tempo?

- Estou desenvolvendo há cerca de 4 meses, já incorporei caboclo, baiano e marinheiro, mas o Erê foi a entidade mais completa, já veio até dando o nome. Você disse num dos vídeos que não é normal isso, principalmente num médium iniciante. E agora? Foi a entidade ou fui eu que fiz isso?

- Já ouvi muito dizer que são as entidades que escolhem a casa que querem trabalhar e não o médium, isso e verdade?

- Sei que quando a pessoa começa a desenvolver a mediunidade, as entidades vão se apresentando se mostrando mais presentes, no meu caso venho sonhando muito com diversas entidades (Caboclos, Erês, Exu e até Orixás); as vezes fico confusa porque acredito que pode ser coisa da minha cabeça.

- Ouvi dizer que somente se abre cabeça com linha de direita... pode acontecer de alguém abrir cabeça com linha de esquerda? Se acontecer isso prejudica o médium?


Tira Dúvidas nº 40

- Na casa que frequento em dia de gira de Exu, tem um compadre que ao final da gira passa por todos da corrente e bate na palma de nossas mãos com a sua e diz que é para nos dar proteção. Porém esses tapas doem muito, realmente ele bate com força e a mão fica dolorida por alguns minutos. Além disso percebi que em pessoas de idade ele bate fraco. Isso tem fundamento?

- Eu estou estudando sobre oferendas e obrigações. Eu não como carne nem nada que contenha vida animal, não gosto nunca gostei, tenho nojo. Como fazer as oferendas? Não existe oferendas sem o uso de carnes e produtos de origem animal?

- Fui criado no Centro Espírita. Eu sentia a vibração ddas minhas entidades e por várias vezes falaram que eu tinha que me desenvolver. Resolvi me desenvolver sim, mas em outro terreiro. Mas o terreiro que eu fui criado suspendeu meus Guias para não trabalhar em terreiro nenhum. Hoje sou cambone. Será que é coisa da minha cabeça, eu tenho vontade de trabalhar com meus guias.

- Existem outros tipos de desenvolvimento de mediunidade sem ser a incorporação ?


Tira Dúvidas nº 39

- Na minha residência moram três famílias, todos de uma mesma família que foi se multiplicando. Todos são umbandistas e cada um tem a sua tronqueira. Isso é possível? Não pode haver conflito de energias no ambiente?

- Tenho uma dúvida, que na verdade deveria perguntar ao pai de santo da minha casa, mas fico meio insegura. A casa não trabalha com esquerda em nenhuma gira, nenhum dia da semana, não existe nada, nem imagem, nem velas, nem nada destinado à linha de esquerda. Em momento algum se fala de Exus na casa, nada mesmo! E também a casa não oferece consultas - dá passes sim, mas não consultas diretas como vejo na maioria das casas de Umbanda. Isso é normal?

- Ouvi dizer que há uma idade limite para um médium se desenvolver e quando ele não faz isso sofre muitos transtornos até o fim da vida. Existe isso?

- Não sou batizado ainda, mas gostaria de saber se já posso acender as velas coloridas.

- Gostaria de saber qual a diferença de rezar para santo e para o Orixás. É a mesma coisa rezar para Ogum e São Jorge ou Oxalá e Jesus Cristo?


Tira Dúvidas nº 38

- Quando uma entidade baixa pode fazer tudo que quiser e o médium fica sem total controle?

- Eu gostaria de casar na umbanda, seria possível mesmo meu marido não tendo a mesma fé que eu na minha religião? Gostaria de fazer minha cerimonia na praia, quais seriam os procedimentos? Quero bem simples, mas não sei como fazê-lo.

- Num Plantão Tira Dúvidas você disse que não é possível incorporar diretamente os Orixás por causa da sua energia, que incorporamos apenas representantes seus. Mas que representantes são esses, você pode exemplificar?

- Tenho 16 anos, amo o seu trabalho e me simpatizo muito com a Umbanda. Tem um terreiro aqui perto de casa, mas tenho uma dúvida apenas: Como devo chegar e abordá-los para participar da casa?

- Se médiuns mulheres podem incorporar preto velho, caboclos e exus, por que os terreiros não permitem aos homens incorporar pomba-gira? Se faz parte da nossa missão, não poderemos então cumpri-la?


Tira Dúvidas nº 37

- No último trabalho fui informado pelo Pai de Santo que teria que fazer uma obrigação para Ogum, mas não sei exatamente como fazê-lo. As informações que se encontram na Internet acabam variando bastante, então estou meio perdido. Afinal, o que é uma obrigação? O que é necessário para fazê-la?

- Havia uma médium que incorporou uma pombogira, mas ela não estava atendendo, apenas se "empolgou" e ficou dançando como uma odalisca até o final da gira. Depois ouvi essa médium comentando que "quando ela vem, ela faz o que quer, eu não consigo controlá-la, não conheço ninguém que consiga". Isso é normal? Que entidade poderia ser essa?

- Frequentei uma casa na assistência durante um ano e resolvi desenvolver minha mediunidade. Estou há 6 meses nas giras como medium, porém, não sinto nenhuma vibração das minhas entidades. Nos próximos meses irei assentar minhas entidades, a partir dai minhas vibrações irão aflorar?

- Eu tenho, já faz tempo, duas imagens de Santo Antônio dentro de casa, é meu santo favorito, e somente agora descobri que Santo Antônio está ligado a Exu. Dai eu pergunto Márcio, o que devo fazer. Devo colocá-los fora de casa, com a firmeza do Exu?


Tira Dúvidas nº 36

- Estou saindo do terreiro que frequentava por motivos particulares, porém me encontrei na Umbanda e estou procurando um novo terreiro para frequentar. Gostaria de saber se preciso mesmo pedir licença para o pai de santo para me retirar, ou isso é coisa que falam.

- É verdade que quando você foi prostituta em uma outra vida, não dará certo em relacionamento nenhum nesta vida?

- No vídeo “Amor” você diz que quando está estressado antes do trabalho no terreiro, você tira 5 minutos para enviar amor para as pessoas. Como você consegue fazer isso Márcio?

- Os dirigentes da casa que estou frequentando são contra o estudo. Eles insistem em dizer que as entidades sabem tudo.


Tira Dúvidas nº 35

- Sou ogan em um centro aqui em Campinas e o primeiro trabalho que tive na vida foi em um estúdio de tatuagem, trabalhei com isso por alguns anos e não pretendo parar de me tatuar, minha Mãe de Santo condena isso, diz que traz marcas profundas que são levadas para o lado espiritual, porém todas as tatoos que tenho são marcas de momentos muito positivos que tive na vida, o que me diria sobre isso?

- Em um vídeo o Márcio falou que não é possível incorporar Orixá porque é um ser iluminado de altíssima vibração. É o que eu venho falando há anos no terreiro em que frequento e quase apanho toda vez que toco nesse assunto. Você pode explicar para que entidades os médiuns dão passagem quando se toca para os Orixás?

- No terreiro que eu e minha esposa frequentamos há 4 anos, usamos o sangue em um ritual anual para fortalecimento dos Exus e Pomba Giras. Segundo nossa mãe de santo que trouxe isso desde a iniciação dela é usado para abrir nossos caminhos trazendo fortaleza para eles. Podemos ir contra a doutrina da casa e não participar deste ritual? Depois do seu vídeo ficamos assustados de nossos guias estarem sofrendo com isso. Como ficam nossos Exus e Pomba Gira, vendo que todos da casa vão receber e eles não?

- No casamento umbandista existe a união de sangue do casal, quando é feito um pequeno furo nas mãos, que são unidas pelo sacerdote. Qual a sua opinião sobre esse ato e qual a sua importância? Em caso de separação do casal, existe a necessidade de fazer alguma separação espiritual?


Tira Dúvidas nº 34

- Se temos o livre arbítrio, porque então somos obrigados a nos desenvolver a nossa mediunidade? Não acho que ser médium é uma dádiva.

- Gostaria de saber como é escolhido um Pai Pequeno? E qual as consequências para os médiuns da casa, se esta mesma pessoa não é coroado e nem passou por nenhum preceito, e nem mesmo o PDS sabe se ele é batizado ou não, apenas que lavou sua cabeça?

- Quais as chances de um médium inconsciente ou semi-consciente se engasgar com o cigarro ou a bebida? E se isso acontecer, o que significa?

- Meu irmão recebe guias da direita e da esquerda e, incorporado com seu Zé Pelintra, me falou que ele está ao meu lado e por isso não consigo firmar relacionamento com nenhuma mulher. Tem acontecido muita coisa ruim comigo, acidente, atropelamento. Necessito ir a um terreiro mas minha família é toda católica e minha mãe 100% evangélica. O que eu faço?

- Esta pergunta parece óbvia, mas no dia a dia muita gente tem vergonha de perguntar: porque não é indicado o uso de roupa preta na hora de se tomar passe? Dizem que o pano preto é utilizado nas magias quando se quer esconder algo, é verdade?


Tira Dúvidas nº 33

- No programa "É Possível Interromper o Desenvolvimento Mediúnico", você fala de problemas psicológicos que devem ser tratados. Como identifica-los? E finalmente! Quais os meios para tratá-los? A própria espiritualidade ou a medicina convencional?

- Fiz uma pesquisa e vi que não podem prender meus guias. Como dizem, então, que prendem os obsessores, se ambos são espíritos?

- Sou de um terreiro e o chefe espiritual da casa já vem há algum tempo nos avisando que logo vai passar a direção do trabalho ao pai pequeno, e que ele, a entidade, vai passar a incorporar no pai pequeno.... ai te pergunto, como ficam as entidades desse médium? Ele vai herdar todas as entidades do baba? quando o baba não estiver mais neste plano, quem vai reinar na coroa do pai pequeno, as entidades de herança ou as entidades dele?

- Já sou desenvolvida na umbanda e gostaria de tirar uma dúvida: o meu Orixá de frente e o juntó é o mesmo, Oxóssi, assim me foi dito logo no início do meu desenvolvimento, você acha que isso seja possível? Conhece algum caso assim?


Tira Dúvidas nº 32

- Frequento a Umbanda há mais de 1 ano, trabalho como cambone de segunda-feira e às quartas faço a minha gira de desenvolvimento. Sinto que as minhas entidades querem fazer os procedimentos sozinhas, preparar o cachimbo, acender o cachimbo com a vela etc... fico confusa, não sei se essa necessidade é minha ou das entidades.

- Como realizar a defumação de um apartamento adquirido de outras pessoas, já que acredito que a energia dessa família que anteriormente residiu no imóvel ainda lá estão impregnadas. Essa defumação faço da lavanderia para a porta de entrada?

- Após oferecer um cafezinho pro preto velho, uma balinha pra Ibeji (etc), o que faço depois da vela se consumir?

- Pedras bem grandes, à beira mar, são domínio de Iemanjá (mar), Xangô (pedras) ou Ogum (beira mar)?!

- Eu tenho 13 anos e estou na gira de desenvolvimento, e sou criticado por médiuns mais antigos da casa que ainda não incorporam. Minhas entidades já riscam até seus pontos. Só que eu incorporava um ogum mege várias vezes, em dia de trabalho espiritual, assim como incorporo as outras entidades, mas este ogum não vem mais em mim, será que ele me abandonou?


Tira Dúvidas nº 31

- Tenho 27 anos, de família espírita (kardecista). Sempre me falaram que era médium, porém, eu era Ateu convicto, daqueles chatos que gostavam de perturbar a fé alheia. E em um certo período da minha vida fiz uma tatuagem no braço todo que não tem simbolismo religioso. Há 1 e meio ano eu resolvi conhecer um terreiro de umbanda, fui meio desconfiado e logo de cara já me apaixonei e toda descrença se quebrou de vez. Estou em desenvolvimento há 4 meses e gostaria de saber se todos os meus 25 anos de ateísmo impensado ou a tatuagem, podem me prejudicar hoje em dia no meu lado espiritual, ou no meu desenvolvimento. Me culpo todos os dias pelos pensamentos e atitudes que tive no passado.

- Gostaria de saber o que devemos fazer com os pertences de um filho de umbanda que desencarnou, o que deve ser feito com o otá, fio de contas, as roupas e afins?

- Márcio, sou Médium em Desenvolvimento há 3 meses, meu santo de cabeça já está pedindo a 1ª obrigação (Oxalufan) e o meu Pai se Santo não quer fazê-la agora, então ele mandou eu tomar cuidado para não "Bolar no Santo". O que seria esse bolamento?

- Quando o pai ou mãe de santo verifica qual o Orixá de frente do seu filho de santo, e o juntó, como teremos certeza de que realmente os Orixas são aqueles? É necessário a confirmação por outro sacerdote umbandista?


Tira Dúvidas nº 30

- Desde pequena eu frequentava terreiro de umbanda, quando entrei na adolescência minha mãe se afastou e fez eu me afastar; esse terreiro que a gente frequentava é de um amigo. Depois de uns 13 anos que a gente se afastou, a minha mediunidade começou a se manifestar. Pedi pra esse amigo que me deixasse voltar para o terreiro, só que ele falou que ainda não posso e que as portas serão abertas. Eu gostaria que você me explicasse o por que não posso voltar, para poder entender como é?
- Quando fiz minha primeira guia, não sabia e nem fui informada que a quantidade de contas deveria ser em número ímpar. Mesmo após algum tempo de uso, posso desfazê-la e montá-la novamente? Se posso... onde descarto as contas que sobrarem? Se não... o que faço com a guia então?
- Em uma das palestras que tivemos no terreiro onde trabalho, o palestrante falou que devemos tratar os animais como nossos irmãos, pois eles também são espíritos em evolução. Então, quando a palestra terminou, meu amigo, que também é médium, veio me dizer sua conclusão da palestra: "Ora, se os animais são espíritos em evolução, precisam de um apoio do plano superior para alcançarem sua missão na terra, logo, eles também possuem guias espirituais como nós humanos". Qual sua opinião, os animais possuem guias espirituais?
- Sonhei com uma moça jovem, loira de olhos azuis, com um vestido vermelho choque até o chão, sentada em um trono de caveiras, dizendo para eu cuidar dela; e ao lado dela estava um homem de capa preta com uma camisa abotoada vermelha. Esses dois podem ser meus Exu e Pomba-gira?


Tira Dúvidas nº 29

- No meu antigo terreiro era comum o comentário sobre os médiuns que em algum momento do desenvolvimento eram conduzidos através de Seus Exus e Suas Sinhás pelo desdobramento até o Umbral, onde conheciam o processo de trabalho dos Exus, o Vale do Suicidas, entre as outras divisões do Umbral. Todos eles contavam uma história e todos eles diziam ter voltado com uma cicatriz, como se fosse uma marca de que já passou por essa fase. É obrigatório todo médium passar por esse episódio?
- Márcio, Isso seria um alerta ou uma ameaça? Alguns Pais ou Mães no Santo, gostam de publicar no Face ou de sustentar em seus terreiros, textos e falas que dizem algo do tipo: "se você não for comprometido 100%, coisas ruins podem acontecer"... Não digo o comprometimento com o trabalho, mas também com a casa... Isso não induz o filho no santo a ter medo e agir com medo? Ameaça é coisa de quem trabalha na luz e para a luz? Concordo que tenha que ter mais compromisso por parte dos filhos, pois se deixar largado, vem quando quer, trabalha quando quer.. mas e os filhos que têm outras responsabilidades, outras tarefas? O pai no santo não deveria levar isso em consideração?
- Eu me deparei com uma situação no terreiro onde frequento que achei estranha, pelo fato de já me falarem que não existe. Uma entidade pergunta para as pessoas que atende qual o endereço e qual é o nome delas. Isso por acaso acontece quando o médium finge que está incorporado? Pelo o que eu já ouvi falar, as entidades não podem ou não conseguem falar o nome do consulente, isso é mito ou verdade?
- Comecei a seguir a Umbanda tem pouco tempo, sou batizada na Igreja Católica. Eu queria saber quando podemos nos considerar umbandista? Só depois de batizar? Ou fazer desenvolvimento? Ainda tenho muito o que aprender, sigo seus vídeos e eles estão me ajudando bastante.


- No terreiro onde desenvolvo o meu trabalho como médium de incorporação, somos orientados pelo dirigente da casa a não falar os nomes das "nossas" entidades a outras pessoas (nem os da linha de direita e muito menos os de linha de esquerda).Perguntei ao dirigente o porquê disso e ele me disse que é por questão de segurança. Disse que uma pessoa mal intencionada consegue nos atingir com mais facilidade se souber com quais entidades trabalhamos , principalmente se souber a esquerda que nos guarda e que jamais devemos falar o nome de nosso Exú ou Pombogira a outra pessoa, nem mesmo aos nossos próprios irmãos no santo. Gostaria de saber a sua opinião sobre isso!
- A minha dúvida é sobre a Kura, aberturas ou incisões no corpo, aberta durante as obrigações. Isso é necessário na Umbanda?
- Quero perguntar como é definido o guia que irá assumir a nossa frente em relação ao trabalho espiritual, alguns tem caboclo, outros preto-velho, como isso funciona?
- Me expliquem a diferença entre Cultos de Cura da Universal e Giras de Cura na Umbanda? E a diferença entre a "água santa" das igrejas e a água purificada dos terreiros?!
- Por que ficamos de pés descalços no terreiro de Umbanda?


Tira Dúvidas nº 27

- Tenho 19 anos, sou médium iniciante na Umbanda... e hoje na gira o Baiano que trabalha comigo riscou o ponto dele... outro Baiano que estava incorporado ao lado pediu à "minha" entidade que explicasse o por que. A explicação foi dada e parece que gerou um certo incomodo no outro médium, pois ele é antigo da casa e disse que eu sou novo demais de umbanda pra "minha" entidade riscar ponto.
- Uma dúvida, eu poço ter uma imagem de Seu Zé Pelintra no meu quartinho de oração em casa junto com minhas outras imagens da direita? Sendo que seu Zé trabalha nas duas linhas (esquerda e das almas).
- Esclarece-me esta dúvida por favor, ninguém consegue me responder ao certo. Quando uma entidade fala em lua, ela quer dizer uma semana, um mês ou um ano.
- Muito interessante a explicação das guias no último Tira Dúvidas, mas me responde uma coisa Márcio, as quatros guias devem ser usadas todas de uma vez, inclusive a de Exu?
- Tenho um amigo que tem feito muitos desdobramentos durante o sono, vocês podem explicar um pouco?


- Qual o momento no desenvolvimento mediúnico em que nós médiuns devemos começar a utilizar as guias de proteção?
- Você falou no vídeo "Pai e Mãe de cabeça" que são dois Orixás que abençoaram e confirmaram meu nascimento, todavia, joguei com meu pai de santo e saíram 3 Orixás: Ogum, Oxalá e Nanã. Por que há casos de 3 Orixás e como seria a denominação desse terceiro Orixá?? Abraços de Brasília!
- Eu trabalho com a Cigana das Rosas e eu queria entender, ela só vem nas giras do Povo do Oriente? E as Pombagiras ciganas? Aqui onde eu moro os terreiros misturam muito as duas linhas. Minha Cigana das Rosas por vir na Gira de Exú?
- Tenho uma amiga que quer ter uma imagem de oxalá em casa, só que para as outras pessoas não ficarem "xeretando" ela quer colocar portinhas, tudo bem fazer assim?
- Por que um Pai de Santo mentiria para o seu filho? Aliás, neste caso, foram dois pais de santo, de dois terreiros diferentes. Eles falaram para o pai da minha filha que eu o estava traindo, coisa que jamais passou pela minha cabeça. Com isso nosso relacionamento acabou. Isso não condiz com a Umbanda que eu conheço.


Tira Dúvidas nº 25

- Sou médium em desenvolvimento e umbandista há seis meses. Recentemente na gira, descobri que trabalho com a Jurema na irradiação do Oriente e na linha de Iansã. Há umas duas semanas tive uma experiência bem distinta. Estava incorporada com a Jurema e acabei caindo e adormeci. Relataram que tentaram me "trazer" de volta, mas sem sucesso. Só retornei depois que incorporei Iemanjá, que é meu Orixá de frente. Uma irmã do terreiro falou que as energias de Iansã e Iemanjá cruzaram, por isso que entrei nesse sono profundo. Isso realmente é possível?
- É verdade que tomar bebidas alcoólicas traz para junto da gente entidades ruins?
- No terreiro de Umbanda que eu frequento a mãe pequena é feita no Candomblé e ainda frequenta essa religião. Alguns irmãos são filhos no santo dela, porque têm entidades que são originárias do Candomblé. Isso pode acontecer de fato, eu ter alguns guias que trabalham na Umbanda e outros no Candomblé?
- Gostaria de saber a sua visão umbandista e da umbanda em geral, sobre doação de órgãos.


Tira Dúvidas nº 24

- O que é Ebó e por que cobram 2 mil reais para tirar um Ebó?
- Estou me descobrindo na Umbanda, só que o centro umbandista que encontrei, em Belo Horizonte/MG, cobra uma contribuição para tudo e é muito cara, por isso tive que parar.
- Fui falar com dona Maria Mulambo, chefe espiritual da casa que frequento, se eu poderia desenvolver, e ela me falou para esperar pois está doutrinando as minhas entidades. As entidades precisam mesmo de doutrinação?
- Uma vez ouvi um Exu Calunga dizer que se materializa. É verdade que Exu pode se materializar?


- Porque em alguns centros de Umbanda as entidades são proibidas de atender pessoas que sejam parentes ou amigos do médium (seu aparelho)? Qual o fundamento para tal conduta? Parece que é falta de crença na capacidade do médium de não interferir na consulta. Se é isso, esse médium tem capacidade de não interferir na consulta dos outros consulentes?
- O que é guia adjunto e se nós médiuns só devemos trabalhar com entidades da casa, pois foi dito num estudo que o guia de frente só nos conduz até a chegada num terreiro, uma vez lá trabalharemos com entidades da casa.
- Márcio, as religiões cristãs são contra o sexo e a masturbação. Como é isso na visão da Umbanda?
- É ruim, ou seja, faz mal pra gente, escutar ponto de exu fora do terreiro?


Tira Dúvidas nº 22

- Meu pai faleceu no dia 5 março de 2012 e desde então ele aparecia direto em meus sonhos. Este ano, faltando um dia para completar 3 anos de sua morte, sonhei novamente com ele, só que desta vez sonhei que ele havia morrido. A partir daí ele não apareceu mais.
- Uma pessoa que está em uma cadeira rodas, impossibilitada de andar, pode receber entidades e fazer desenvolvimento mediúnico!
- O dirigente do terreiro que eu frequento e até as próprias entidades falam para não firmar velas em casa, pois se abre um portal e com isso pode atrair tanto coisas positivas quanto negativas, devido ao fato da nossa casa não ter a mesma proteção do terreiro. No entanto, eu tenho muito interesse em firmar velas em casa, mas fico receoso por conta dessa recomendação do terreiro.
- Já fui Kardecista e não aceitava minha mediunidade, somente agora nos meus 50 anos aceitei e estou trabalhando num terreiro de Umbanda. Sou porta voz do Caboclo Pantera Negra, um caboclo quimbandeiro, que se manifesta tanto na direita quanto na esquerda. Meu PDS no começo não gostou, mas acabou aceitando. Agora ele pediu para que Seu Pantera decida em qual linha quer vir. Isso é correto? E outra coisa: o caboclo gosta de acender vela durante o atendimento dentro do terreiro, mas o PDS não aceita, o que eu faço?


Tira Dúvidas nº 21

- Amigo, no vídeo 028 (Exú) você fala sobre o "passe do exú" ou da pomba-gira e tal... fui num terreiro, e ao ser atendido por uma entidade pomba-gira, disse a ela que só queria um passe, e ela respondeu que as entidades de esquerda não dão passe. Achei bem estranho... o que você me diz disso?
- Estou indignado com o que vi numa gira de esquerda esta semana. Durante o atendimento, um Exú Mirim pediu ao meu irmão de sangue, que é menor de idade, para que na próxima gira seja levado um cigarro de maconha, porque ele fuma.
- É possível alguma entidade chegar trazendo sinais de embriaguez? Pergunto porque já vi isso ocorrer com "Zé Pelintra", "Maria Mulambo" e outras.
- Esses vídeos que se vê no youtube com o título "Diálogo com a entidade tal", são verdadeiros ou são enganação?


Tira Dúvidas nº 20

- Eu e alguns irmãos de fé fizemos obrigação para Ogum, Obaluae e Yemanja, nesta ordem e no mesmo dia, na praia. Isso é comum? E o pai da casa levou os Otás previamente para o local, eles não eram do domínio, isso é válido?
- Informaram-me, e acredito, que os marinheiros quando incorporam ficam cambaleando como se estivessem em um barco balançando por causa do mar! Mas, assistindo a um vídeo no YouTube, um irmão falou que eles ficam cambaleando quando o médium está psicologicamente mal. Quanto pior o médium estiver com o psicológico, mais ele cambaleia. Tem alguma verdade nisso?
- Por duas vezes o Exu Veludo e uma pombagira que ainda não deu seu nome, vieram fazer limpeza na minha casa, uma das vezes nós chamamos e outra eles vieram por contra própria. A pombagira marcou sete pontos dentro de casa e fez um circulo com vinho em todos os cômodos da casa. Isso tem algum problema?


Tira Dúvidas nº 19

- Esta semana incorporei o meu Exu pela primeira vez... ele veio muito firme, riscou o ponto com uma lança e deu o nome de Exu Sete Estrelas... só porque no terreiro ninguém nunca ouviu falar nesse Exu... Sete Estrelas, acham que eu estou mistificando...
- Estou adorando a Umbanda, sou assistente, mas algumas coisas ainda não se encaixam para mim. Como é possível dois pais Beneditos incorporados na gira de Pretos Velhos, três exus Tranca Ruas na mesma gira de esquerda. A mesma entidade pode incorporar em mais de um médium o mesmo tempo?
- As vezes eu sinto que o trabalho na casa a qual frequento não desenvolve, ou que o pessoal não consegue se conectar tão bem com o que está acontecendo. Isso é algo que acontece com a casa mesmo ou é só cisma minha?


Tira Dúvidas nº 18

- Meu esposo assistiu um vídeo de um médium no qual ele falava que não há necessidade do médium se curvar ao incorporar preto velho. Ele disse que os Pretos Velhos nem sempre são velhos, e que são espíritos com estatura considerável alta e são fortes.
Ele deu a entender que essas incorporações são de espíritos atrasados. Qual sua opinião sobre isso?
- É possível um pai de santo não saber qual o tipo de mediunidade que um filho tem?
- É possível uma entidade, neste caso um Exú, te falar a data em que você vai desencarnar?


Tira Dúvidas nº 17

- Por que o Caboclo e Preto Velho com quem trabalho retiram as guias para trabalhar? Na última gira o meu caboclo ficou perto e só incorporou mesmo depois que eu tirei as guias.
- Estou começando incorporar, a minha primeira entidade foi Preto Velho. E essa semana o pai da tenda comentou que o meu Preto Velho não estava deixando o Caboclo vim, porque acontece isso?
- No terreiro em que frequento, o Pai de Santo criou um espaço reservado onde cada médium pode montar o seu altar, e ali ficam o nosso otá e as guias. Dia desses uma mãe de santo me disse que não devemos fazer isso, pois no caso de uma desavença com o pai da casa, ele pode usar o ota e as guias para fazer algum trabalho contra o filho da casa. O que você acha disso?


Tira Dúvidas nº 16

- Descobrir nosso pai e mãe de cabeça pela data do nosso nascimento é válido?
- Os fios de conta têm mesmo que ser guardados no alto, quando não os estamos usando.
- Estou na umbanda a 3 anos e foi feita minha quartinha, mas até hoje tenho dúvidas sobre os fundamentos da quartinha e para quem ela é ofertada?
- Moro em apartamento, não tenho área externa, minha lavanderia é pequena dentro de casa, como posso firmar algo para a esquerda, ou não posso ?


Tira Dúvidas nº 15

- Eu vi um Preto Velho fazer trabalho com barata. Qual seria a finalidade?
- Conheço um médium que era consciente e falou para a mãe da casa que não queria ser assim. Daí ela lhe passou um banho de ervas e desde então ele diz ser inconsciente quando incorpora. É possível isso, quero saber que ervas são essas?
- Na quarta feira da semana santa teve um trabalho diferente no meu terreiro, o pai de santo disse que são os Peregrinos, que passam recolhendo os espíritos que estão perdidos. Você conhece essa linha, onde eu posso saber mais sobre eles?
- Porque os guias dos médiuns iniciantes não se identificam logo que começam a incorporar? E porque alguns tem facilidade e outros não de começar se comunicar?
- Eu posso oferecer um cafezinho, uma água ou marafo aos meus guias e protetores sem precisar acender uma vela?


Tira Dúvidas nº 14

- Como é isso de médium trabalhar com o guia da casa sendo que esse mesmo já tem seus guias firmados?
- Tem como o Pai de Santo retardar o desenvolvimento de um médium da casa?
- Meu pai de santo fala o tempo todo durante a gira... “firma a cabeça”. Mas eu devo firmar pra quem, às vezes fico na dúvida, pra meu orixá de cabeça, pra meus guias... você pode explicar melhor?
- Sou de Umbanda, meus Orixás são Oxalufan, Obaluaê e Nanã. Sai do meu terreiro e estou querendo ir para o Candomblé. Se eu for meus Orixás podem mudar ou se eu quiser ficar com esses Orixás eu posso?


Tira Dúvidas nº 13

- É possível incorporar elementais tipo gnomos, ondinas e salamandras?
- O terreiro que frequentamos fechou. Eu e mais seis médiuns podemos realizar gira de desenvolvimento por nossa conta?
- Há sete meses me tornei filho de santo de uma casa que pratica Umbanda Omolocô. Embora o ritual do sacrifício esteja presente, o meu Exú já me disse que não aceita. Como dizer isso ao meu pai de santo?


Tira Dúvidas nº 12

- A Maçonaria trabalha a parte espiritual, tem como ela interferir na vida das pessoas?
- Existe diferença entre ser médium no Kardecismo e ser médium na Umbanda?
- Fora o caboclo de cabeça, podemos ter outros caboclos como guias? E quanto às outras linhas?


 

Tira Dúvidas nº 11

 

- Márcio, qual a sua opinião sobre tatuagens religiosas?
- As obrigações da Umbanda podem custar tanto dinheiro como vemos em alguns terreiros?
- Por que algumas pessoas que abandonam a Umbanda passam a falar que os Orixás e guias são demônios?


Tira Dúvidas nº 10

- Existe boiadeira na Umbanda? Por que não encontramos informações a respeito?
- Assistindo ao vídeo do Sr. Maioral e surgiram dúvidas: Ouvi um ponto cantado que diz "Pombagira é rainha de Lucifer...". Isso procede? E mais: Por que tem casa que cobre o altar na hora da gira de esquerda?
- Se abrir a minha mediunidade é pra toda a vida? Se eu precisar me afastar por dois ou três anos, isso me prejudicaria?


Tira Dúvidas nº 09

- É normal o médium em desenvolvimento sentir-se tão mal após incorporar pela primeira vez?
- O quanto a maconha atrapalha a mediunidade, é o mesmo que o álcool?
- Quando o médium se afasta de suas entidades acaba incorporando quiumbas. Mas a quiumba não é barrada pelos guardiões da casa, pode passar despercebida?


Tira Dúvidas nº 08

- Qual o procedimento correto que devemos ter quando vamos ao cemitério?
- Se eu fizer um pedido a uma entidade, posso fazer o mesmo pedido para outra entidade?
- O médium incorporado pode trabalhar de olhos abertos desde o começo, quando ainda está em desenvolvimento?


Tira Dúvidas nº 07

- Pode-se tomar água depois de uma Gira de Esquerda?
- Não me sinto à vontade quando colocam a mão na minha cabeça ou na minha nuca. É algum problema espiritual?
- Exu castiga, ou seja, pode surrar o seu aparelho?


Tira Dúvidas nº 06

- Por que muitos terreiros não fazem Gira de Direita na Quaresma, só de Esquerda?
- No vídeo Mulher Umbandista foi dito que a médium pode trabalhar até o quarto mês de gravidez. Isso significa incorporar também?
- Uma mesma entidade pode trabalhar com dois médiuns ao mesmo tempo?


Tira Dúvidas nº 05

- Umbanda e Igreja Católica, tem problema frequentar as duas?
- É necessário mulher usar saia e homem calças para agradar os Orixás?
- Para abrir um terreiro de Umbanda a pessoa tem que ser feita no santo?
- É possível para um médium não querer desenvolver e fechar a sua mediunidade?


Tira Dúvidas nº 04

- Todo mundo tem mediunidade?
- Depois de um dia de trabalho na casa, uma médium pode manter relações sexuais com seu esposo?
- É bom acendermos velas para outra pessoa?
- Na hora da firmeza de vela pode pingar vela para assentá-la?


Tira Dúvidas nº 03

- Meu Orixá de frente é do Candomblé e não é cultuado na Umbanda, o que é que eu faço?
- Uma médium do Japão recebe um Exú que foi de uma máfia japonesa, isso é possível?
- Preciso fazer uma guia para Ogum, que cor que eu faço?


Tira Dúvidas nº 02

O que é entidade?
Exú pode ser pai de cabeça?
Posso usar guias de proteção o tempo todo?

Tira Dúvidas nº 01

Hoje, pela primeira vez, estamos fazendo o Tira Dúvidas, esclarecendo muitas dúvidas de muitos irmãos, num mesmo programa, de forma pontual e objetiva.